Medicamentos e suplementos alimentares em consumos de performance:
práticas sociais, contextos e literacia
Resumo
O uso de medicamentos, suplementos alimentares e outros produtos naturais, para a melhoria do desempenho físico, intelectual e social – aqui designados de consumos de performance – é uma prática em crescimento nas sociedades atuais. Trata-se de um fenómeno socialmente complexo, que evidencia uma mudança no uso convencional dos recursos terapêuticos, com a sua expansão para além das fronteiras da saúde e da doença. No presente projeto, pretende-se captar as dinâmicas sociais deste moderno fenómeno, analisando os consumos de performance a partir dos contextos que os suscitam. Trata-se de redirecionar o enfoque analítico – em geral dirigido aos consumos - para a contextualidade social que estrutura o quotidiano dos sujeitos. A literacia e as fontes de informação mobilizadas nestes diferentes tipos de consumos complementam o enfoque central da pesquisa.
O projeto centra-se em três grupos profissionais específicos, associados a contextos de elevada pressão para o desempenho. O estudo decorre nas regiões de Lisboa e Porto. A metodologia da pesquisa corresponde ao modelo de métodos mistos: grupos focais, inquérito por questionário e entrevistas semi-diretivas. Complementarmente, são aplicados questionários, sobre literacia medicamentosa e fontes de informação, a uma amostra de consumidores de produtos de performance, em farmácias e lojas dietéticas.
Entende-se que os resultados desta pesquisa respondem a imperativos de ordem diversa: (i) contribuem para o aprofundamento sociológico de um fenómeno emergente, sobre o qual escasseiam estudos de base empírica; (ii) deixam disponível um conjunto de indicadores relevantes no suporte às políticas laborais de melhoria do ambiente social do trabalho; (iii) operacionalizam a literacia medicamentosa numa perspetiva pluridisciplinar, ampliando a perceção cientifica sobre o tema e sobre as condições para a cidadania nesta matéria.